As empresas são hoje confrontadas com desafios legais concretos que exigem conhecimentos multidisciplinares e reforçam a exigência de preparação dos seus administradores e dirigentes: branqueamento de capitais, prevenção da corrupção, whistleblowing , protecção de dados, assédio laboral, entre outros. No ponto central deste turbilhão legal um novo regime de responsabilidade das pessoas colectivas e dos seus dirigentes que pode implicar sanções relevantes e que tem uma especial relevância no sector imobiliário e financeiro.
É urgente, por isso, debater esta nova rede legal, equacionando a evolução (e preparação) dos modelos de gestão empresarial, que deve atender à recente alteração do âmbito do artigo 11 do Código Penal, que prevê: « 4 - Entende-se que ocupam uma posição de liderança os órgãos e representantes da pessoa coletiva e quem nela tiver autoridade para exercer o controlo da sua atividade, incluindo os membros não executivos do órgão de administração e os membros do órgão de fiscalização. ».
Organizado pelo Imojuris, em parceria com a RSA Advogados, o seminário tem o apoio da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP).
A sessão insere-se no ciclo de Seminários IMOJURIS 2022, encontros regulares entre profissionais do setor imobiliário para debater diversos temas da atualidade jurídica com impacto no setor.
Receção dos Participantes e Welcome Coffee
Abertura e Boas-Vindas
As várias vertentes da responsabilidade das pessoas colectivas
A dimensão actual da responsabilidade dos dirigentes das pessoas colectivas
Modelos de governação empresarial
Mesa de Debate: A nova dimensão da responsabilidade das pessoas colectivas e dos seus dirigentes
Moderador: António Raposo Subtil, Sócio Fundador RSA e Coordenador RSA LP
Encerramento
Rua Tomás Ribeiro 115
1050-228 Lisboa - Portugal
Telefone
(+351)213 199 500
Fax
(+351)213 199 501