language
Login Register
building
building
building

VI CONGRESSO
APEGAC


II FEIRA DO CONDOMÍNIO

11-12 NOVEMBRO 2024
Fundação Oriente, Lisboa

// Conceito

O maior evento nacional dedicado à gestão e administração de condomínios decorre nos dias 11 e 12 de novembro, na Fundação Oriente, em Lisboa. Um fórum de debate essencial, dedicado à gestão e administração de condomínios e com impacto na qualidade de vida dos cerca de cinco milhões de portugueses que vivem em mais de 300.000 edifícios constituídos em propriedade horizontal (condomínios). 

Integrada na agenda do VI CONGRESSO APEGAC, decorre a II edição da FEIRA DO CONDOMÍNIO um palco privilegiado de contacto e de networking. 

// Programa

11 Nov

09h30 – Receção dos participantes

10h00 – Sessão de abertura do VI Congresso da APEGAC

A administração de condomínios é a única atividade da fileira da construção e do imobiliário que acompanha toda a vida útil do edifício. Importa que os cinco milhões de portugueses que vivem em condomínios reconheçam nestes profissionais um parceiro para a valorização do seu património. Como podemos promover a credibilização e valorização desta atividade? Estamos a construir condomínios preparados para o futuro? Um debate essencial que vai mobilizar profissionais e sociedade civil.

10h45 – Mesa-redonda de debate

Os condomínios como atores de uma sociedade sustentável

11h30 – Coffee Break

12h00 – Sessões Temáticas 

13h00 – Pausa para almoço

14h30 – O parque edificado na rota da descarbonização

Precisamos de condomínios mais verdes e energeticamente mais eficientes, capazes de contribuir para um futuro mais sustentável. Como podemos acelerar a renovação do parque habitacional existente? Quanto pesa o apoio público nesta transição? Como podemos democratizar o acesso à mobilidade elétrica e às infraestruturas de carregamento nos condomínios residenciais?

16h00 – Coffee Break

16h30 – Sessões Temáticas

17h30 – Apresentação do Projeto Zé Condomínio

12 Nov

09h30 – Receção dos participantes

10h00 – Financiar a transição energética dos condomínios

Uma boa parte dos condomínios residenciais tem necessidade de obras. São essenciais medidas de apoio e linhas de financiamento para os condomínios que pretendam realizar obras de manutenção ou conservação. Importa perceber como podemos promover a manutenção preventiva? E qual o papel do administrador de condomínio? Como podemos assegurar a sustentabilidade do fundo comum de reserva?

11h30 – Coffee Break

12h00 – Sessões temáticas

13h00 – Pausa para almoço

14h30 – Viver em condomínio - A arte de gerir consensos

Os edifícios são estruturas cada vez mais complexas e as suas vivências acompanham esta complexidade. Gerir pessoas e equilibrar vontades são desafios que exigem uma cada vez maior dedicação, capacidade técnica e profissionalismo dos administradores de condomínio. Quais os principais desafios? E as melhores práticas? Um debate que reúne diferentes perspetivas, numa abordagem multidisciplinar e multicultural, com o contributo de diferentes países.

16h00 – Coffee Break

16h30 – A gestão de condomínios - A responsabilidade civil e criminal dos gestores

A administração do condomínio tem um papel fundamental na vida do prédio, zelando pela qualidade de vida e tranquilidade de todos os condóminos. O que nem sempre é fácil. Há regras a cumprir, despesas a pagar e vizinhos com quem conviver. São, por isso, cada vez mais as responsabilidade e poderes do administrador de condomínio. Quais os principais deveres e obrigações? Qual a importância de regular esta atividade?

17h30 – Sessão Solene de Comemoração do XX Aniversário da APEGAC

18h00 – Encerramento do VI Congresso da APEGAC

local

// Local

Fundação Oriente, Lisboa

Edifício Pedro Álvares Cabral, 
Doca de Alcântara (Norte) 
1350-352 Lisboa